Brinquedo também pode ser herança! Por que não?

Há 35 anos atrás nascia a minha filha, primeira neta, primeira sobrinha de ambas as famílias. Desde a maternidade minha filha ganhou presentes de toda a família como todas as crianças. O tempo foi passando e ela foi crescendo e eu a ensinei a cuidar de todas as suas coisas que eram compradas por todos nós com esforço.

 

Desde de muito pequena a ensinei o valor de todos os brinquedos. Ensinei que todas as coisas tinham também um valor sentimental e que cada presente que ela ganhava tinha carinho da pessoa que lhe deu.

 

E conforme o tempo foi passando dava gosto de ver todos os seus brinquedos muito bem conservados e vendo aquilo comecei a dizer que estava tudo tão novinho que um dia sua filha, minha neta, poderia até brincar com aqueles brinquedos de tão novinhos estavam.

 

Quando chegou a adolescência e a hora de dar tchau para os brinquedos, nos faltou coragem então guardamos as coisas que minha filha mais tinha gostado de brincar na sua infância e deixamos para decidir depois o destino dos brinquedos preferidos.

 

Antes que venha a dúvida, eu lhe respondo! Sim, nós doamos muitos brinquedos para as crianças carentes e ajudamos a outras crianças a serem felizes com muitos itens, mas os preferidos ficaram aqui bem guardados.

 

Os anos passaram e esquecemos dos brinquedos preferidos lá no alto do armário... Eis que minha filha engravidou também de uma menina e hoje ela tem 2 anos de idade já com desejos de consumo de brinquedos que aparecem nos comerciais de televisão e por incrível que pareça a moda não mudou muito... Claro, muitas coisas novas surgiram, bonecas modernas que falam, comem, usam fraldas, andam e até tem “necessidades fisiológicas” mas as Barbies... ah, as Barbies... essas continuam as mesmas e ainda estão na moda!

 

E hoje tenho a felicidade de poder ver a minha neta brincando com as Barbies e todos os seus assessórios, carro, casa, móveis e tudo mais que se imagine do fantástico mundo dessa boneca que ouso em dizer que será imortal pelo tempo que é sucesso no mercado!

 

Um misto de nostalgia e admiração tomam conta das imagens de uma geração se apoderar dos brinquedos de uma outra geração como bens de herança que se passam de gerações para gerações e isso me leva a pensar que a herança não se refere apenas a bens materiais de grande valor financeiro, mas sim bem materiais também carregados de valor sentimental como os brinquedos!

 

O mais importante de toda esta história na verdade é que todo o meu ensinamento passado para minha filha foi aprendido e levado a sério e pude apreciar que todo o esforço em lhe ensinar que seria importante que ela cuidasse de suas coisas com carinho valeu a pena!

 

Texto escrito pela mãe amiga Beth Fernandes, participante do nosso grupo Mães Amigas de Niterói.

 

Quer enviar um texto também? Manda email pra gente: contato@maesamigasdeniteroi.com.br

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Mulher Maravilha: Os superpoderes da mulher atual.

July 17, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

October 16, 2017

August 4, 2017

July 5, 2017

January 4, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright 2016 by Mães Unidas de Niterói

Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram