Hidratação

 

Basicamente é a reposição de água por via oral ou intravenosa (soro). A água é o principal componente do nosso organismo, mais de 60 % do corpo é constituído por água e por isso é fundamental para uma vida saudável. Na roda dos alimentos encontra-se no centro, não só porque deve ser bebida regularmente e em quantidades adequadas, como também porque é um importante componente de todos os alimentos.

            Beber uma quantidade de água adequada todos os dias tem diversos benefícios para a saúde. Não é por acaso que um ser humano pode apenas sobreviver 4 dias sem beber água e até 50 dias sem comer.

Principais benefícios:

  • Controla a temperatura corporal

  • Lubrifica as articulações e órgãos

  • Transporta os nutrientes e oxigênio para as células

  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea

  • É imprescindível para os processos fisiológicos como a digestão, absorção e excreção, auxiliando no processo de desintoxicação do organismo

  • Consumir 2l de água por dia ajuda a deixar a pele mais hidratada, evitando assim a aspereza e o envelhecimento.

 

 

Alguns alimentos com grande quantidade de água na sua composição (97% a 88%): pepino, melancia, abacaxi, alface, melão, tomate, abóbora, laranja, pêra, morango, espinafre, abobrinha, cenoura, entre outros.

       A água de coco é ideal para repor líquidos em dias quentes por ser um isotônico natural. Mas, afinal, qual a função dos isotônicos e seus eletrólitos?

As bebidas isotônicas são suplementos hidroeletrolíticos que possuem concentração de eletrólitos igual à do sangue. São indicados para repor perdas excessivas ocasionadas pelo suor e deve ser consumido apenas para praticantes de atividade física intensa ou quando indicado por nutricionista ou médico. Seu uso indevido em longo prazo, pode trazer complicações. Conheça sua composição:

  • Água

  • Até 8% de carboidrato: a combinação de frutose e glicose favorece a hidratação.

  • Sódio: repõe o sódio perdido no suor, além de estimular a aceitação da bebida e aumentar a absorção de água e carboidrato no intestino - a queda de sódio no sangue pode causar desconfortos gastrintestinais, câimbras, dores de cabeça, confusão mental e até mesmo, a morte;

  • Pode conter potássio, além de outros minerais e vitaminas;

  • Não contém fibras, proteínas ou gorduras, pois estes nutrientes retardam a digestão, o que causa desconforto, se tomado durante o exercício, além de diminuir a velocidade de hidratação.

     

          A sede é o termômetro da água no corpo. A desidratação da célula avisa ao cérebro que o volume no organismo diminuiu e, por isso, sentimos necessidades de tomar água e um ótimo parâmetro para saber como anda nossa hidratação é a cor da urina. Quanto mais clara, mais bem hidratado estamos. Caso a urina esteja amarela mais forte ou mais escura, sinal de desidratação!

          A desidratação consiste na perda ou redução considerável de água pelo organismo, ou seja, perdemos naturalmente líquidos por meio do suor, urina, fezes e etc., Quando conciliado a prática de atividade física ou ambiente muito quente, essas perdas podem ser ainda maiores e vir a provocar diversas consequências, podendo levar até ao coma e morte. Confira alguns sintomas da desidratação:

  • Fadiga

  • Náuseas

  • Fraqueza

  • Sede forte

  • Pressão baixa

  • Mucosas secas

  • Ressecamento da pele

  • Dificuldade de concentração

  • Aumento da frequência cardíaca

     

    Se ligue nas dicas:

 

  •  Tenha sempre consigo uma garrafa de água;

  • Congele garrafas de água para que possa a levar e esta esteja sempre fresca;

  • Aromatize sua água com umas gotas de limão (não adicione açúcar);

 

 

 

Thaís L. Andrade - Nutricionista

 

Nutricionista clínica e Consultora em Segurança Alimentar. Atendimentos em São Gonçalo e Niterói (Trade Center – Icaraí). E-mail: thais.nutry2@gmail.com

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